Yeso Amalfi


Ontem foi o lançamento da autobiografia, no Museu do Futebol, no estádio Pacaembu, de Yeso Amalfi, ex-jogador do São Paulo, Boca Juniors Peñarol, entre outros times imortantes. Não conheço nada da carreira, da história do Yeso, apenas sei, por enquanto, que ele é pai do meu amigo Marcello “maestro”Amalfi e é um senhor muito gentil, elegante, de bom humor, de bem com a vida e com seus 86 anos. Confesso que no início achei que ia ser monótono o bate-papo com Yeso, mas que nada. Logo de cara ele disse que o negócio dele sempre foi jogar futebol e mulheres bonitas. Contou onde ficavam as boates de São Paulo naquela época, nas quais ele tinha sempre mesa cativa, e como ele adorava a noite, seus amigos e o futebol. Eram outros tempos, Yeso sabe disso, mas dá pra ver como ele tem saudade dessa época. Saudade de quem realmente viveu a vida que escolheu, que fez tudo que queria fazer, que fez amigos e amantes pelo mundo todo – sim, pois Yeso foi jogar bola e amar mulheres na Argentina, Uruguai, Itália, Portugal e Paris. Yeso contou também que jogava no Uruguai quando a seleção uruguaia ganhou da brasileira, em 1950, em pleno Maracanã,  e que mesmo não entrando em campo contra o Brasil foi chamado de traidor.  Eram os tempos românticos do futebol, quando boemia e trabalho andavam sim de mãos dadas. Se Yeso ficou milionário como os jogadores de hoje que são vendidos para o exterior? Não sei, mas o que ele viveu parece ser o seu bem mais precioso – e seus filhos afirmam isso. Yeso contou que Perón era “gente fina” e Eva muito bonita. Que a francesa que tinha vindo para a Argentina grávida, que havia fugido do patrão, daria a luz a Carlos Gardel, seu melhor amigo em Buenos Aires. Que foi através dele, Yeso, que  Rainier conheceu Grace Kelly. E tem muito mais histórias. Por mim, ficaria a noite toda escutando as histórias do senhor Yeso. Nada melhor que ter bons “causos” pra contar.

Anúncios

14 Responses to Yeso Amalfi

  1. nelson castellani disse:

    YESO AMALFI NÃO NASCEU EM BENTO DE ABREU, NA NOROESTE PAULISTA?

    • rkjazz disse:

      não sei. não li ainda a autobiografia.

    • José Pereira Calças disse:

      Tudo faz crer que Yeso seja natural de Bento de Abreu, no Oeste Paulista, zona da Alta Noroeste, região de Araçatuba onde moravam seus pais. Ainda garoto, no início da década de 40, veio para Lins onde seus pais o matricularam no Ginásio Diocesano, como aluno interno, pois morava no Colégio. Foi quando o conhecí porquê também, nessa época era estudande da mesma escola, como aluno externo. Foi no Diocesano de Lins, hoje Colégio Salesiano, que Yeso aprendeu jogar futebol onde tornou-se o craque do time e era conhecido como o “garoto de Bento de Abreu”. Nessa época o Diocesano tinha uma equipe tão forte que por diversas vezes enfrentou o time de profissionais do Clube Atlético Linense, hoje integrante da elite do futebol Paulista e conhecido como o “ELEFANTE DA NOROESTE”. Foi quando o S.P.F.C veio a Lins para enfrentar o Clube Atlético Comercial, outra agremiação profissional da cidade, evento no qual o Diocesano comandado por Yeso disputou a partida preliminar, que o “Garoto de Bento de Abreu”, descoberto pelos “olheiros” do São Paulo, deu o grande passo para a fama, pois, num curto espaço de tempo já era manchete dos grandes jornais paulistanos e, logo em seguida nos de Buenos Aires, Montevidéu e Europa. Assim respondendo a pergunta do internauta, podemos afirmar, sem receio, que todas as biografias de Yeso Amalfi, até hoje publicadas, são incompletas por ignorarem a época, a cidade e o local onde Yeso aprendeu a arte de jogar futebol. Espero ter colaborado para o resgate da História do Grande Futebolista Yeso Amalfi.

  2. Wellington disse:

    Estudei com os filhos do Yeso, o Federico Ozanam, de tempos em tempos trombo alguns deles por ai !

    Quer algo bacana para contar, pergunte a eles, sobre o primeiro telefone deles, 3435 …

    nem vou contar o resto é do tempo que telefone tinha 6 digitos …

  3. Roger Miranda disse:

    Pow quem e vc welllington estudei no Frederico Ozanam tb e era muito amigo do yeso, Fabio e Marcelo…seu Yeso e um homem de se admirar sempre deu uma educação de primeira aos filhos……tempo bom aquele do colegio…..sou o Roger irmão da Ericka….frequentava o apartamento do seu yeso na Rua Maria Paula……eramos toodos jovens na epoca….Abraço a todos saudades…..estou muito emocionado…..qualquer coisa tem meu email a baixo….hoje moro no Rio de Janeiro.

  4. erico pereira disse:

    alguem pode me passar o telefone do yeso ?
    sou de bento de abreu e queremos homenagea lo
    erico pereira

  5. Paulo Salesse disse:

    SOU DE BENTO DE ABREU E GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE REALMENTE QUE ELE NASCEU OU VIVEI AQ MESMO…

  6. Joaquim Rodrigues de Castro disse:

    C orrijam. Na época referida, Bento de Abreu chamava-se Alto Pimenta.

  7. Luiz Carlos de Oliveira disse:

    Notícia do jornal “Folha da Região” de Araçatuba de sábado, 12 de janeiro de 2002, esclarece passagem de Yeso Amalfi, por Bento de Abreu.
    “JOGADOR – Nascido em São Paulo, o jogador de futebol Yeso Amalfi, 78 anos, viveu dez anos de sua infância e adolescência em Bento de Abreu. “Eu tinha dez anos de idade quando meu pai mudou para Bento de Abreu. Com 17 anos, fui estudar em Araçatuba e voltava para ver meus pais nos fins de semana”, lembra Amalfi. Aos 13 anos, ainda na cidade, ele começou a jogar bola com a garotada.
    Em 1943, Yeso começou a carreira jogando no time juvenil do São Paulo Futebol Clube. Depois de quatro anos, foi jogar em times do exterior, como o Boca Junior (Argentina) e Peñarol (Uruguai). Também jogou na Itália e França durante 14 anos. Yeso encerrou sua carreira aos 35 anos. “Não joguei pela seleção brasileira porque naquela época quem jogava em time estrangeiro não podia fazer parte da seleção”, conta Yeso, que vai publicar o livro “A História de Yeso Amalfi: o Príncipe Boêmio do Futebol”, em que inclui a história de Bento de Abreu.”

    Fonte: ttp://www.folhadaregiao.com.br/jornal/2002/01/13/cida08.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: